estacaoagitus.com
Início » » O COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

O COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS


 Um esforço concentrado foi feito pelos líderes Neemias e Esdras por restaurar tanto os muros físicos como também a vida espiritual do povo de Jerusalém. Uma vez que a proteção material da cidade estava agora,concluída era hora de retomar as atividades esquecidas por muito tampo em relação ao culto verdadeiro e acima de tudo tornar público um compromisso sério e firme com o ensino da Palavra de Deus que sempre foi o guia de orientação para o povo (Sl 73.24;119.105).
 Como sabemos o povo que voltou do cativeiro, uma população de pelo menos uns cinqüenta mil Judeus, não sabiam mais falar ou ler a língua hebraica, pois aprenderam e praticavam o Aramaico da terra do seu desterro, veja: “E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. (Ne 8.8).Foi necessário um grande esforço e muita paciência também por parte dos líderes  para fazer a Palavra de Deus ser entendida por aquela geração,mas ao compreenderem a mensagem de Jeová, se arrependeram de seus maus caminhos,confessaram seus pecados e adoraram,mas agora estava na hora de fazer algo mais marcante,definido e público para honrar e testemunhar a outros bem como para gerações futuras a transformação geral que o conhecimento da Lei de Deus realizou na sua geração.A maneira mais marcante que encontraram foi perpetuar esse compromisso em forma escrita de um testamento, uma aliança,um contrato :de um lado estava a Santa Palavra de Deus e do outro o povo todo de Jerusalém e Judá por extensão também. A população foi representada pelos seu líderes a começar pelo governador Neemias e depois também assinaram o compromisso mais uns oitenta e quatro líderes,incluindo sacerdotes, levitas e líderes comunitários em geral.
 Agora vejamos o significado gramatical do termo compromisso:
Compromisso - com.pro.mis.so sm (lat compromissu)
1. Comprometimento.
2. Ajuste, contrato, convenção.
3. Obrigação ou promessa solene.
4. Regulamento ou estatutos de uma confraria. C. extrajudicial: aquele que é assumido por escritura pública ou particular, assinada pelas partes e duas testemunhas. C. judicial: aquele que é celebrado por termo nos autos perante o juiz ou tribunal por onde correr a demanda. (Dic.Michaelis)
Todas as definições acima do dicionário se encaixam perfeitamente no relato do texto de Nemias 10,certamente.Em relação à Palavra de Deus consideremos o seguinte ainda.
• Compromisso de ouvir a Palavra
• Compromisso de entender a sua Mensagem
• Compromisso de cumprir, ou obedecer aos seus mandamentos, bem como crer nas suas doutrinas (Ed 7.10)
• Compromisso de divulgar a mensagem pelo ensino, pregação ou simplesmente pelo viver segundo a Palavra como exemplo para os seus semelhantes.
Naturalmente ninguém poderia, ou poderá em qualquer tempo, ter um compromisso com algo ou alguém que não conhece,daí a necessidade de se divulgar a Palavra para que o povo creia,aprenda e viva de acordo com seus ensinos, os argumentos missionários de Paulo no texto de  Romanos 10.14-17,expressam corretamente a necessidade de pregar,divulgando a mensagem de Deus para o povo,gerando fé no povo.Já sabemos que Deus tem se revelado de muitas maneiras,como por exemplo na Natureza(Sl 19.1-6;Rm 1.18-21);pela consciência humana dada pelo próprio criador(Rm 2.12-16) e temos também a Palavra de Deus que é uma fonte mais completa de revelação de Deus tanto,tanto maior que a Natureza quanto a consciência e textos como Jo 5.39 e Lc 24.44)   
O compromisso de nossa Igreja é com a Palavra de Deus,pois confiamos no que ela pode produzir na vida do crente salvo que tem nela o guia para obter sucesso,material e principalmente espiritual.que Deus abençoe a todos de forma extraordinária.
Por: Presbítero André Luis


Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Vídeo da Semana

Nossos Seguidores